Plágio Ou Inspiração? ou A Arte de Copiar

Até onde um termina e o outro começa?
O que define um plágio? Letras parecidas? Ritmos? Melodia? Acordes? Plágio é um conceito muito relativo. O que pensamos ser plágio talvez não passe de uma inspiração ou homenagem. E aquilo que consideramos perfeitamente normal pode ser fruto de malandragem.
Encontrar semelhanças entre músicas hoje em dia é fácil. Numa época em que originalidade está em baixa e bizarrice em alta, "artistas" se valem de músicas fracas e apelativas, sem conteúdo nem valor musical verdadeiro. Poucas letras dos famosos hoje em dia tem algum tipo de mérito, e a base da música quase sempre é uma batida melosa praticamente criada pro efeito-chiclete. Não basta a "inspiração" entre as músicas atuais, existem também aqueles que pegam algo do passado e tentam passar por seu.
Um dos mais comentados hoje em dia é o da música Born This Way, da Lady Gaga, que acabou decepcionando muita gente, além de gerar polêmica pela semelhança com a música Express Yourself da Madonna.
Agora; óbvio que a Gaga tem uma inspiração gigantesca na Rainha do Pop. Não digo que a música dela tenha sido um plágio, mas não dá pra negar que elas são parecidas. Isso, porém, não tira o mérito da música (não muito boa, por sinal, apesar de que a versão country é muito boa). Não é a primeira vez que acusam Gaga de copiar Madonna, e talvez ela fizesse melhor em ficar longe dessas "homenagens". Mas a verdade é que influências sempre aparecem vez ou outra, e distingui-las de um plágio verdadeiro é um desafio.
Que fiquemos felizes, por ora, de chamar de plágio apenas aquilo que foi descaradamente copiado. Influências, só podemos esperar que sejam dosadas com um pouco de originalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você for ignorante, usar palavrões e for desrespeitoso... dá pra adivinhar, né? Mantenha o respeito, ou seu comentário será deletado.