Novo Ou Antigo?


Uma pequena briga de desenrola hoje entre fãs de música. Desde sites como o CifraClub até o YouTube, a disputa entre a música de décadas passadas e a música atual persiste, com defensores fervosos em ambos os lados. Mas realmente, qual época foi a melhor?
Claro que depende muito do gosto. O rock tem sido parte fundamental da música desde a década de 50. Jazz também teve seu momento nessa época. Aí tivemos blues, pop, disco, R&B, experimental, psicodélica, grunge... a verdade é que em qualquer momento mais recente, tinha música pra todos os gostos, literalmente.
Hoje em dia temos uma dominação surpreendente do pop. O estilo praticamente domina as paradas. Mas sempre dá pra achar uma banda ou um artista do seu gosto. É só questão de procurar bem.

A verdade? Música boa e música ruim existem em qualquer década, século, ano... nessa era digital em que vivemos, a música ruim pode predominar; afinal, praticamente qualquer um pode fazer sucesso hoje em dia, graças aos estúdios caseiros, sites de vídeo, como YouTube, e até mesmo redes sociais, onde é possível compartilhar suas gravações feitas no Brasil com alguém das Filipinas. Trabalhos risíveis são lançados com grande pompa e jogadas de marketing. "Por que não temos mais bandas do nível dos Beatles?" alguns se perguntam. "Por que não temos um album de repercussão tão grande como Sgt. Peppers? Por que não temos um novo Bob Dylan, uma música tão influente na história da música como That's All Right, Mama?
Bom, talvez tenhamos. A questão é que a onda agora é o pop. Eu pessoalmente prefiro muito artista atual que algumas bandas antigas. A música não perdeu qualidade. Ela tem que se adaptar ao nosso novo mundo, à nossa nova realidade, de internet, computadores e digitalização. Assim como alguns garimpam vinis em lojas, temos que garimpar na internet pelo que vale a pena ser ouvido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você for ignorante, usar palavrões e for desrespeitoso... dá pra adivinhar, né? Mantenha o respeito, ou seu comentário será deletado.