Rock Nacional; Aonde Vamos Parar?

Pro primeiro post, escolhi algo que vem me incomodando muito ultimamente. O tal "happy rock". Sei que não sou o único que pensa assim, então vou escrever com todas as letras: o "happy rock" é uma praga do rock .

 A moda de pouco tempo atrás era o emo. Um monte de gente com cabelos escorridos na cara, roupas escuras e uma tendência de se lamentar sobre relacionamentos que deram errado. Eu não gosto muito do estilo e nunca gostei, mas era algo reconhecível como o bom e velho rock. As guitarras um pouco mais pesadas, a bateria marcando bem o ritmo junto com o baixo, e um outro instrumento de sua escolha. Bandas como NX0 e Fresno conseguiam juntar isso em canções de rock, ainda que do tipo que repele os fãs do passado e junta milhares de fãs adolescentes encantadas pelas declarações de amor e o sentimentalismo nas letras. Sem contar o gostinho da rebeldia que fica por estar ouvindo um tipo de música que costumava ser o terror da geração mais velha.
A moda do momento, porém, dispensa apresentações. Uma mistura de cabelos que parecem ter sido cortados no meio de um furacão e roupas que vêm direto dos anos 80, mas com cores em HD. Isso resume bem o "happy rock". Não vale a pena comentar as músicas. Mal chegam ao pop/rock, que dirá ao rock. Cine e Restart, que foram as "pioneiras" do estilo, são o que tem de pior na música brasileira de hoje. As letras são uma mistura de sentimentalismo brega com rimas pobres. Não tem nada de original, nenhum conteúdo. E os arranjos então, um abuso ridículo de sintetizadores e batidas pop.
Eu posso continuar por vários parágrafos. Tenho muito a dizer sobre o assunto. O rock é um dos poucos estilos em que o Brasil consegue fazer alguma música de qualidade, e ele está sendo corrompido por calças coloridas. Não se fazem mais bandas como Legião Urbana e Barão Vermelho. Os verdadeiros artistas, os gênios do nosso país infelizmente já se foram na maioria. Meu consolo é que eles não precisam ver o que eu vejo hoje no futuro do rock brasileiro; uma estrada vazia e sem retorno visível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você for ignorante, usar palavrões e for desrespeitoso... dá pra adivinhar, né? Mantenha o respeito, ou seu comentário será deletado.