Achados E Perdidos No Mundo Indie
As bandas indie são supostamente bandas que ainda são desconhecidas do público em geral, sem contratos com grandes gravadoras. Porém, o indie virou um estilo musical, sendo mais conhecido pelo indie rock, apesar da existência do indie pop. Mas sempre que uma banda indie desponta, me faço a pergunta; será que o indie é algo bom?
Eu normamente concluo que sim. Nada melhor que o cenário indie para novas bandas se lançarem e amantes da música descobrirem novo material. Mas e quando começa a briguinha dos fãs antigos com os novos? Aquele protecionismo estúpido de um grupinho de pessoas que querem proteger a banda ou o artista, assim como seu trabalho, do mundo, pois só eles teriam direito de aproveitar essas músicas. Isso é algo que me irrita e me desanima a sair por aí, procurando fóruns e grupos de discusão sobre o mundo indie. Esses fãs infelizmente são mais comuns do que parecem, e muito mais irritantes do que eu deixo transparecer.
As desculpas e argumentos pra tal atitude variam do bom-senso (medo de que a fama e o dinheiro subam a cabeça e a banda/o artista desande) ao ridículo (eles são uma banda indie, não precisam de reconhecimento e etc.). Sim, esse ultimo argumento entra na minha classificação de ridículo, afinal por mais que alguém goste de fazer música, ninguém sobrevive nesse mundo capitalista sem dinheiro. As bandas indies vão sim correr atrás do reconhecimento, é por isso que lançam cds, clipes e liberam músicas para o rádio
Impedir que outras pessoas conheçam um novo trabalho me parece egoísta demais. Eu gosto de compartilhar minhas descobertas com todos que posso, a música boa tem que despontar e tomar o lugar dos artistas que abusam do sexo e do auto-tune para fazer sucesso. O mundo indie é algo importante para a música, isso é um fato. E ele vai sempre existir. Mas sou de opinião de que, qualquer um que mergulhe nesse mundo, tem que ter a disposição de compartilhar, afinal, tanta coisa boa existe por aí, mas nem todo mundo consegue achar as bandas boas perdidas no meio de tanta coisa ruim. Pois, sim, as bandas indie ruins existem. Difícil de acreditar, eu sei. Mas existem.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Se você for ignorante, usar palavrões e for desrespeitoso... dá pra adivinhar, né? Mantenha o respeito, ou seu comentário será deletado.